Pesquisa mostra que Léo Moraes foi o melhor no debate realizado pela TV BAND-RO

 




O Instituto Phoenix divulgou hoje o resultado da pesquisa que apontou qual o candidato ao Governo de Rondônia que melhor se saiu no debate promovido pela TV Bandeirantes em Rondônia, realizado na manhã de quinta-feira 11.08, nos estúdios da emissora, em Porto Velho.

O levantamento foi realizado por 15 pesquisadores horas após o debate na capital e interior do Estado.

O questionamento do ITEM 3 da pesquisa perguntou o seguinte: Cite os nomes dos dois candidatos que mais se destacaram no debate, na sua concepção. O resultado ficou assim: Léo Moraes (Podemos) ficou com 29,3ª%, Daniel Pereira (SD) com 27,4%, Marcos Rogério (PL) 23,4%, Pimenta de Rondônia (Psol) 12,7% e Val Queiroz  (Agir) com 7,20%. Lembrando que os candidatos Ivo Cassol e Marcos Rocha não compareceram ao debate.




ITEM 4

O Item 4 da pesquisa também aferiu quem foi o candidato que teve a pior performance no debate. Val Queiroz ´venceu´ esse quesito com 27% e Léo Moraes ficou com 13,8%, conforme a tabela abaixo:




ITEM 2

No outro item da pesquisa, a pergunta foi a seguinte: Você achou o debate proveitoso?. A maioria dos entrevistados disseram “SIM”, ou seja, 61,7%, conforme a tabela abaixo:




ITEM 5

No Item 5, o questionamento foi o seguinte: Que nota de 0 a 5 você daria para a organização do debate? A maioria dos entrevistados aprovou o debate, conforme a tabela abaixo:




PESQUISA

Segundo o diretor-executivo do Phoenix, os pesquisadores abordaram 2.559 eleitores de ambos os sexos, em  oito dos 52 municípios do Estado, segundo o planejamento registrado no TRE-RO. Ele ressaltou que dentre as pessoas visitas em domicílio e através de telefone, apenas 501 assistiram ao debate e se dispuseram a responder o questionário, ou 19,58% do total de pessoas que foram abordadas.

“Os que disseram não ter assistido o debate deram como motivo maior a falta de tempo, o desinteresse pela política, horário e data inadequados, e principalmente a desinformação em que se realizaria o evento”, disse Juvenil.

Outro dado importante da pesquisa é que na capital se destacaram (pela ordem) Léo Moraes, Daniel Pereira e Pimenta de Rondônia, enquanto o eleitor do interior preferiu Marcos Rogério, Daniel e Leo morais como terceira escolha. Ou seja: capital e interior estão polarizados nesta disputa para o Governo e tem seus candidatos próprios.

Mesmo diante dos impasses apresentados, disse Juvenil, a amostragem se concluiu sendo ouvidas 271 pessoas do sexo feminino (54,9% dos entrevistados), e 230 do sexo masculino. 37,5% (188 nomes) se identificaram como eleitores da capital e distritos adjacentes. O restante 313 eram eleitores do interior do Estado.

Por faixa etária, 78 eleitores tem entre 16 e 25 anos (15,6% dos entrevistados); 119 entre 26 e 35 anos ( 23,8% dos entrevistados), 126 entre 36 e 45 anos ( 25,1% dos entrevistados); 122 entre 46 e  60 anos (24,4% dos entrevistados) e 56 acima dos 60 anos.



Fonte: JUVENIL COELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário