SUCESSÃO CANDEIAS DO JAMARI EM PLENO VAPOR

O Instituto Data Continental avalia tendências para a eleição suplementar em Candeias do Jamari-RO.


Muito embora a Justiça Eleitoral ainda não tenha definido a data da eleição suplementar para prefeito do vizinho Município, todavia nos bastidores os ânimos dos pré-candidatos, postulantes a vaga deixada pelo Japonês já estão a flor da pele, bem como nas ruas, os eleitores já manifestam abertamente suas preferências. Tanto que nada menos de uma dúzia de nomes de diversas siglas partidárias já pontuam nas enquetes feitas mais recentemente.

Diante do clima da pré-campanha, manifestada pelo eleitor, o Instituto Data Continental em parceria com o jornal O Observador, foi a campo com sua equipe de agentes pesquisadores, na busca de identificar as primeiras tendências eleitorais com vistas ao pleito, que segundo informações, ainda oficiosas, poderá acontecer entre os meses de julho e agosto do corrente ano. Assim é que na coleta de dados, os pesquisadores constataram que alguns nomes já despontam como francos favoritos.

Vejam: Na pesquisa espontânea, que é aquela que deixa o respondente à vontade, sem a citação de qualquer um dos pretensos candidatos, saem na frente pela ordem de números percentuais, os nomes de Lucivaldo Fabrício-PSDC, atual prefeito itinerante, Valteir Queiroz-PMN ex-prefeito, Lindomar Garçon-PRB ex-deputado que é um velho conhecido na política candeiense. Paulo Cadilac, Jr. Silva e Fernando da Pré-moldados, empresário do ramo de materiais para construção, aparecem logo abaixo em termos numéricos. A surpresa ficou por conta dos nomes de Ana Lúcia e Prof. Raimundo que obtiveram baixíssimas pontuações nesta sondagem, como mostra o quadro das tendências.



Já na sondagem estimulada onde os nomes foram otimizados através do disco de indução, o resultado final mostrou alguma divergência, já que os nomes mais massificados na última eleição motivou a lembrança do eleitor. Assim é que Garçon, Paulo Cadilac e até o ex-deputado Zé Ribamar, que não é do Município, foram bem lembrados, alcançando posições significativas.



Na apuração da rejeição, surpreendeu a antipatia do eleitor ao nome de Garçon com 41% dos entrevistados que detonaram sua participação ao futuro pleito, sendo seguido de longe por Valteir, Ana Lúcia, Lucivaldo e Jr. Silva. Aplauso para os postulantes: Aldair da Fan, Paulo Cadilac e Fernando, que ficaram imunes à reprovação nesta primeira tarefa do Data Continental. O Instituto ouviu ao todo 255 eleitores de ambos os sexos, entre os dias 12 e 14, de forma estratificada e metodológica. No apanhado das amostras representativas 19,6% foram de pessoas jovens até 25 anos, 22,4% na faixa de 26 a 35 anos, 25,1% de 36 a 45, 18,4% de 45 a 60 anos e 14,5% acima dos 60 anos de idade. A margem de erro prevista é da ordem de 2,8% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 9,6%. O Estatístico responsável pela empreita é Augusto da Silva Rocha, inscrito no CONRE sob o nº 7655-A.

A Direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário