A política partidária de Castanheiras-RO


A fome da política partidária não seria nenhum exagero dizer que em alguns municípios o debate político é bem mais intenso que em outros. Não se tem dados para justificar estas ações, as vezes chegando a verdadeiras polêmicas, mas, certamente a singela Castanheiras de Rondônia se enquadra neste perfil.
É bem certo que não está sozinha neste particular, Guajará-mirim e o próprio Candeias do Jamari, as contendas políticas são também constantes, e outros mais por aí a fora. Todavia queremos nos deter a pitoresca cidadezinha da Zona da Mata, que, talvez por sua localização geográfica, onde extrema com quatro Municípios de maior porte: Cacoal, Rolim de Moura, Presidente Médici e Alvorada d’Oeste, recebe maior influência destes vizinhos. Com pouco mais de 3 mil eleitores, contando com o Distrito de Tancredópolis, as eleições sempre foram tumultuadas, desde a que elegeu Hélio Dias como seu primeiro Prefeito. De lá pra cá, muitos foram os processos de cassação e momentos hostis que permearam a ordeira, mas nem sempre pacata cidade, agora mesmo foram cassados 4 dos nove vereadores e uma leva de processos avançam nos fóruns, sobre outros políticos prata de casa.
Mas nada disto impede que os munícipes estejam em francas discursões sobre a próxima sucessão municipal, embora faltem ainda dois anos para o dia do pleito. Haja vista que no mínimo cinco nomes já mostraram suas caras como pretensos candidatos ao palacete municipal. Vejam que em recente pesquisa do Instituto Phoenix, onde sondou o desempenho das gestões na atual conjuntura, os nomes de: Deusdete, Claudio Martins e Sirlene Somenzari, já despontam como nomes de ponta para o próximo embate. Diante deste trissom e muita cascata, o atual prefeito Alcides do Som, assiste de cadeira cativa ao desempenho das conversações. E que, embora seu índice de aprovação esteja na faixa de 50%, mas um verdadeiro inferno astral se forma em torno de sua permanência no cargo. Este é o segundo mandato do tucano como Executivo maior da polêmica Castanheiras. Entre seus pares na Região, ele ocupa hoje o 5º lugar entre os nove alcaides da Zona da Mata.



Até outubro de 2020 muita água ainda há de rolar nas grotas e rincões castanheirenses.

Vamos acompanhar para ver!

P/ Juvenil Coelho



Nenhum comentário:

Postar um comentário