Tendência Eleitoral - 2ª Sondagem - 2º Turno - 2014

DOS NOMES CITADOS, EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR  PARA GOVERNADOR?


ALTERNATIVA
PARTIDO
CAPITAL
INTERIOR
TOTAL
NOMINATA
SIGLA
AM
%
AM
%
AM
%
IVD
CONFÚCIO MOURA
PMDB
113
46,7
281
49,4
394
48,6
53,5
EXPEDITO JUNIOR
PSDB
91
37,6
251
44,1
342
42,2
46,5
NENHUM/ NULO
--
15
6,2
13
2,3
28
3,4
0
NÃO SABE/Ñ OPINOU
--
23
9,5
24
4,2
47
5,8
0
TOTAL
--
242
100%
569
100%
811
100%
100%/736



OBS: Na disputa pelos votos validos ou definidos o governo Confúcio tem     a vantagem de 7% a frente de seu concorrente.

Veja no gráfico abaixo:


AM: (811)
QUOTA DE SEXO: MASC: 49,7   FEM: 50,3
REGISTRO DO TER N° 00042/2014-RO
PERÍODO: 14 A 18/ 10/ 2014
ESTATÍSTICO RESPONSÁVEL: AUGUSTO DA SILVA ROCHA
MARGEM DE ERRO: + OU – 2,83%
ABRANGÊNCIA: (08)  MUNICÍPIOS)



Pesquisa Eleitoral - RO-00042/2014
Parte superior do formulário
Dados da Pesquisa
Número do protocolo:
 RO-00042/2014 

Data de registro:
 13/10/2014 

Data de divulgação:
 18/10/2014 

Empresa contratada:
 J.J. Coelho 

Eleição:
 Eleições Gerais 2014 

Cargo(s):
  Governador  Senador  Deputado Federal  Deputado Estadual  Deputado Distrital 

Abrangência:
 RONDÔNIA 

Contratante:
 JORNAL ALTO MADEIRA LTDA 

Origem dos recursos:
 JORNAL ALTO MADEIRA LTDA 

Pagante do trabalho:
 JORNAL ALTO MADEIRA LTDA 

Valor (R$):
 6.000,00 

Estatístico responsável:
 AUGUSTO SILVA ROCHA 

Registro do estatístico no CONRE:
 7655-A 

Registro da empresa no CONRE:
 026 

Data de início:
 14/10/14 Data de término: 18/10/14 Entrevistados: 811 

Metodologia de pesquisa:
 Metodologia de pesquisa:METODOLOGIA UTILIZADA NO DESENVOLVIMENTO DESTA SONDAGEM 2ª pesquisa segundo turno/2014 (08) municípios. Porto Velho, Guajara Mirim, Ariquemes, Jaru, Ji- Paraná, Cacoal,Vilhena, Rolim de Moura, O objetivo principal desta pesquisa e identificar as intenções de voto, para governo, estimulada na eleição majoritária no Estado de Rondônia averiguando as devidas tendências MÉTODO: PROBABILIÍSTICO ESTRATIFICADO COM SORTEIO DE MULTIPLOS ESTÁGIOS. Por tratar-se de um estudo de natureza descritiva. Com característica de um publico conhecido, desenvolvemos um método direto de investigação, através da amostragem probabilística. Assim nos Oitos municípios, aplicamos um percentual pré-definido nas proporções do universo dos eleitores, baseando-se também nos percentuais eleitorais para cada região, de acordo com as tabela apresentadas. O critério de seleção obedece as informações e dados do TRE e IBGE. As entrevistas serão na totalidade efetuadas nos domicílios dos eleitores, após a certificação de que os mesmos votam no Estado e se dispõe a responderem as perguntas apresentadas. Selecionamos 08 dos 52 municípios entre eles estão os maiores colégios eleitorais de cada região, afim de que possamos ter a representatividade necessária, que no calculo aplicado esta na faixa acima de 67,3%de abrangência do contingente eleitoral de todo o Estado, aproximadamente 2/3 dos votos. Para atingirmos os propósitos deste estudo utilizamos a técnica de pesquisa por amostragem, que reside na apreensão sistemática e extensiva das opiniões dos indivíduos inseridos no universo e que integram a realidade a ser investigada. A validade deste tipo de pesquisa está na possibilidade de se aferir à intensidade de tendências, permitindo a sua quantificação e qualificação. O instrumento de consulta e coleta de dados utilizados será um formulário de questionamento misto contendo algumas perguntas estimuladas (optativas) e outras semi-abertas de caráter mais informativo. Este último tipo de questão permite que se evite indução da resposta, assim, como possibilita que se tenha conhecimento dos quadros de referência dos entrevistados. Com isso, obtêm-se também posições qualitativas das opiniões coletadas e que permitam aos interessados: traçar perfis, avaliar gestões e serviço; identificação e desempenho das ações em estudo, pelo cruzamento das respostas obtidas. O UNIVERSO da pesquisa será constituído pelos eleitores do estado de ambos os sexos e faixa etária definida a partir dos 16 anos, integrantes de todas as camadas sócio-econômicas, sem distinção de raça, cor, crenças, a naturalidade ou costumes. Para garantir a confiabilidade dos resultados, colocamos em campo agente de instrução nível médio, treinado para o fim específico, supervisionado por chefe de equipe que exigirá acima de tudo neutralidade nos dados apreendidos. O trabalho terá a duração de Três dias período 14 a /18/10/2014 na totalidade dos municípios escolhido e demarcados de acordo com o cronograma de serviços e mais (01) dia ininterrupto, será empregado na tarefa de Revisão, processamento e Tabulação Geral, dos (811) questionários. Finalizando assim com a publicação dos dados, salvo se algum acidente de percurso, que venha naturalmente retardar a coleta de campo. Quanto a estratificação das quotas: consiste em si determinar o bairro ou setores por sorteio, determinando ao agente coletor a quantidade de entrevistas para cada período diário e o percentual por faixa e sexo, tornando assim a amostragem em eqüiprobabilística EQUIPE: Um grupo de (08) agentes pesquisadores realizarão a coleta de dados em campo, nos bairros e localidades sorteadas, dentre os limites do Estado, coletando assim as entrevistas que haverão de compor a amostragem prevista. 

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança:
 (PLANO AMOSTRAL E PODERAÇÃO) quanto a sexo, idade, grau, de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Este plano foi elaborado com base no contingente populacional pautados diretamente no eleitorado do estado, por tratar-se de um levantamento exclusivo de intenção de voto, com vistas à eleição vindoura. Desta forma, baseado nos dados estatísticos do TRE-RO selecionamos entre os municípios, as quotas com o perfil das pessoas a serem entrevistado como poderá ser observado na tabela de estratificação. Por outro lado, adequamos a escolha dos municípios dentro da proporcionalidade populacional de cada Região geograficamente delimitado, como também poderá ser visto. O NORTE: (Porto Velho e Guajará Mirim); o CONE SUL: (Vilhena ,); o EXTEMO OESTE: (Rolim de Moura); REGIÃO CENTRAL: (Ji-paraná ); o CENTRO SUL: (Cacoal ); o CENTRO NORTE: (Ariquemes); o CENTRO LESTE: (Jarú). Assim, a amostragem foi produzida pelos questionários feitos à base de entrevistas individuais, nos variados municípios e bairros estratificados, tendo como universo da pesquisa, o contingente de eleitores do Estado. Dos quais foram retiradas estas amostras representativas, obedecendo os critérios acima expostos. O Intervalo de confiança é de 96%, o que dignifica dizer que em 100 trabalhos desta natureza, somente (04) poderão representar uma variação fora do previsto. Margem de erro: para mais ou menos 2,83%, 

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
 Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: DO CONTROLE E VERIFICAÇÃO: Como variáveis de controle, seguimos neste trabalho a recomendação da Lei Eleitoral Vigente, que estabelece como padrões de controle as variáveis dentro dos percentuais apresentados pelo IBGE nas últimas aferições populacionais. Assim enquadramos dentro da variável de faixa etária os seguintes índice amostrais que influenciarão na ponderação desta variável. Juntos Aos eleitores de 16 a 24 anos, serão coletados na faixa de 20,6%, de 25 a 34 anos 25,3%, de 35 a 44 anos 20,5%, de 45 a 59 anos 21,7%, acima de 59 anos 11,9% perfazendo estas (05) classes, o total de 100% do eleitorado rondoniense entre os aproximadamente um milhão e cem mil votantes. Em quotas de sexo, também enquadradas como variável de controle, os atuais percentuais fornecidos pelo TRE-RO apontam para 49,% de homens e 51,% de mulheres. Observa-se já uma pequena diferença na maioria dos municípios a favor do sexo feminino, mas que não teremos maiores empenhos, já que o próprio questionário a ser aplicado já segue definido nesta mesma proporção. Quanto a área física em cada município escolhido, serão sorteados bairros, em proporção ao número de amostra de cada unidade , de formas mapearmos na proporção eqüiprobabilística. Dentre as cinco classes socioeconômicas definidas: A, B, C, D e E, e também o nível de escolaridade dos entrevistados, em número de quatro classes, a saber: Superior Completo ou incompleto, Básico ou primário fundamental e semi-analfabeta ou ainda os analfabeto funcionais também, encaixados dentro das proporções do senso demográfico, funcionando como variáveis decorrentes. A atividade funcional e religião dos entrevistados não requerem qualquer controle, visto que serão elementos somente passíveis de checagem, desta forma, não entram na pauta de controle das informações apreendidas. Na conferência de questionários e revisão de dados se faz de imediato após a coleta de campo, tendo em vista a relação de telefones, fornecidas pro parte dos respondentes, tendo em vista averiguar possíveis irregularidades na coleta ou mesmo no preenchimento dos dados fornecidos. Relação dos Municípios com seus respectivos bairros abrangidos será enviada posteriormente, logo após sejam catalogados todas as amostras planejadas. Questionário e Disco da 9ª pesquisa, (vide cópia anexa). Nota: Embora a amostragem tenha sido enquadrada proporcionalmente nas devidas faixas de controle, no concernente as variáveis de classe socioeconômica e instrução escolar, possa haver sempre deguma oscilações de faixa para faixa, em razão das fontes oficiais estarem sempre desatualizadas e as mudanças serem bastante evolutivas.de formar a não comprometer a essência dos dados. Assim levamos em conta também dados de trabalho feito na região, na área de geo/ processamento, ao longo de vario anos. Dados relativos aos municípios e bairro abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme inciso 6º do art. 1º, da Resolução. TSE nº 23.400/2013. O pedido de registro geral complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas. Contado da divulgação do respectivo resultado): dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificado a área em que foi realizada a pesquisa (conforme inciso 6º. Do art. 1º da resolução- TSE nº 23.400/2013, 

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):
 

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